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Livros lançados

Autora / Organizadora: Cristina d'Avila

Título da Obra: Cardápio pedagógico. Métodos e técnicas de ensino par a Educação Superior

Sinopse: O título deste livro é uma metáfora que remete à arte culinária. Intitula-se Cardápio pedagógico porque traz em si uma série de metodologias de ensino (métodos, técnicas, e dinâmicas) fundadas na Didática sensível. As formas de intervenção didática aqui expressas se propõem a aguçar a estética, o lúdico e a inteligibilidade nos processos de ensinar e aprender, numa lógica que rompe com o paradigma racionalista-instrumental. Uma outra lógica que busca a superação do pensar racional linear e concatena uma ação que parte de uma razão sensível. O processo ensino e aprendizagem passa a incorporar outras dimensões para além do intelecto, afinada às múltiplas capacidades humanas, aos aspectos sensoriais, emocionais, intelectuais, intuitivos e corporais.

Ano: 2021

Área: Didática

Link: www.amazon.com.br / www.estantevirtual.com.br

Vídeo de lançamento: https://youtu.be/32P_RuBeKgw

Autores(as) / Organizadores(as): Lucélida de Fátima Maia da Costa; Evandro Ghedin

Título da Obra: Etnomatemática e seus processos cognitivos: implicações à formação de professores

Sinopse: O conhecimento etnomatemático ultrapassa a linha limítrofe da cultura e evidencia aspectos da cognição que precisam ser discutidos para serem conhecidos, pois dão sentido e significado ao saber-fazer estruturante da dinâmica de vida de grupos culturalmente identificáveis. No livro Etnomatemática e seus processos cognitivos: implicações à formação de professores, os autores se propõem a contribuir com as discussões apresentado exemplos de práticas pedagógicas voltadas à formação de professores que ensinam matemática, particularmente, em escolas do campo, evidenciando aspectos cognitivos como a linguagem, a memória, a percepção, em atividades que podem ser entendidas como etnomatemáticas, desenvolvidas em contextos indígena e ribeirinho. Trata-se de um livro que instiga reflexões sobre a formação do professor que ensina matemática e nos brinda com indicações de práticas pedagógicas que podem se tornar organizadores prévios da aprendizagem matemática em diferentes contextos.

Ano: 2021

Área: Educação

Link: https://www.pacolivros.com.br/etnomatematica-e-seus-processos-cognitivos

Autora / Organizadora: Ingrid Gomes Bassi

Título da Obra: Gandhi, Mandela e Luther King. As autonarrativas dos ativistas e o diálogo por direitos humanos

Sinopse: “Dotada de sensibilidade e rigor científico sem igual, Ingrid Gomes Bassi escreve este livro, resgatando a história da causa da não-violência e da justiça de três enormes personalidades mundiais: o indiano Mahatma Gandhi (1869-1948), o estadunidense Martin Luther King Jr. (1929-1968) e o sul africano Nelson Mandela (1918-2013). Esse compêndio é resultado de exaustiva pesquisa ancorada na hermenêutica como método e ainda consegue abordar temas como: direito à ternura, ‘love’, diálogo e alteridade; tópicos que definem completamente Bassi. Também aqui se encontra a possibilidade do entendimento de que, ao se comunicar aos seus iguais os indícios da violência e fazê-los se ‘enxergarem’ como portadores de direitos, essas vítimas de diversas discriminações são mobilizadas a se organizarem e a resistirem, o que sempre foi, é e será um risco. Assim, este trabalho nunca foi mais atual e urgente de ser lido”. Marta Cardoso de Andrade – Pós-Doutora em Ciências da Comunicação.

Ano: 2021

Área: Biografia, Política e Direitos civis / Direitos Humanos

Link: https://insular.com.br/produto/gandhi-mandela-e-luther-king-as-autonarrativas-dos-ativistas-e-o-dialogo-por-direitos-humanos/

Vídeo de lançamento: https://youtu.be/oRduQ71Kz1M

Autora / Organizadora: Maria de Lourdes Leoncio Macedo

Título da Obra: NARRATIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA: vozes de docentes e discentes das escolas de Palmas-Tocantins

Sinopse: A obra é resultado da pesquisa de Mestrado em Educação (UFT), realizada em escolas da rede estadual de ensino de Palmas, Tocantins. Discute o ensino de história na interpretação de professores e estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.


Ano: 2020

Área: Educação

Link: Ainda não disponível

Autores / Organizadores: César Evangelista Fernandes Bressanin; Valdir Aquino Ziztke

Título da Obra: Religiosidades no Tocantins, volume I

Sinopse: A coletânea “Religiosidades no Tocantins”, volume I, está organizada em três seções pelas aproximações da religiosidade com outras dimensões da vida cotidiana. “Religiosidades e Cultura” abordam questões que aproximam estas duas áreas a partir do ponto de vista da cultura material, do comportamental e social. “Religiosidade Popular” objetiva apresentar as manifestações do povo do sertão e seus atos de devoção e fé no contexto da cultura popular. “Religiosidades e Teologias” apresentam escritos que envolvem manifestações religiosas de performances, religiões e cosmologias diversas.

Ano: 2020

Área: História, Teologia

Link: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/35627-religiosidades-no-tocantins-brcolecao-religiosidades-no-tocantins-volume-1

Autores / Organizadores: César Evangelista Fernandes Bressanin; Valdir Zitzke

Título da Obra: Religiosidades no Tocantins, volume II

Sinopse: O segundo volume da coletânea "Religiosidades no Tocantins" está organziado em três seções: "Religiosidade e Igreja" contempla cinco textos que estão relacionados diretamente com a estrutura, organização e vivência do catolicismo em algumas regiões do Tocantins. "Religiosidades e Culturas" apresenta dois textos que evidenciam aspectos culturais de festividades religiosas que são heranças do tempo colonial. "Religiosiades e Festas" é a terceira seção com doist extos que abordam o território das festividades católicas em Porto Nacional e em Dianópolis, cidades tocantinenses.

Ano: 2021

Área: História, Teologia

Link: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/36420-religiosidades-no-tocantinsbr-colecao-religiosidades-no-tocantins-volume-2

Autor / Organizador: César Evangelista Fernandes Bressanin

Título da Obra: Fragmentos de Filosofia

Sinopse: O objetivo da coletânea "Fragmentos de Filosofia" é inquietar, propor reflexões, ajudar a reinvenção de cada dia diante da vida. São fragmentos, pois o que se propõe não são acabamentos, mas partes, pedaços, montagens, descontinuidades, ideias, estudos, pesquisas, opiniões, pensamentos, elucubrações, teses. Fragmentos de Filosofia é uma compilação de dez artigos de estudiosos e estudiosas da Filosofia. É um pouco da reflexão do pensamento humano ao longo de séculos de existência. Este livro faz com que o leitor pense mais criticamente a realidade em que vive. Cada capítulo é um impulso à superação do senso comum, um passo para fora da caverna dos nossos medos, das nossas incertezas, nos impulsionando para nos transformar em seres pensantes e críticos. Ler este livro é viajar um pouco no pensamento de alguns filósofos que fizeram de suas ideias um mundo melhor.

Ano: 2021

Área: Filosofia

Link: https://editorametrics.com.br/livro/fragmentos-de-filosofia

Autores(as) / Organizadores(as): César Evangelista Fernandes Bressanin; Eleide Moreira Araújo Belém

Título da Obra: Fragmentos de Saberes

Sinopse:

A coletânea traz o nome de “fragmentos” porque, conforme o sentido da própria palavra sugere, reúne uma pequena parte extraída do todo, ou seja, da significativa produção intelectual de servidores(as) Técnico-administrativos em Educação dos diferentes câmpus da Universidade Federal do Tocantins. A publicação tem como objetivo dar visibilidade ao conhecimento produzido por esse segmento e é dedicada à sociedade em geral, de modo especial à comunidade universitária desta instituição que, ao longo de seus 18 anos de existência, tem sido de suma importância para a sociedade tocantinense avançar na produção do conhecimento, fruto do proativo trabalho de seus técnicos, docentes, discentes e colaboradores.

Ano: 2021

Área: Ciências Humanas

Link: https://editorametrics.com.br/livro/fragmentos-de-saberes

Autores(as) / Organizadores(as): ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de; BRESSANIN, César Evangelista Fernandes; PEREIRA, Ana Maria Franco.

Título da Obra: Educação, Docência e Saberes - volume 1 - Práticas Docentes

Sinopse: O que apresentamos nesta obra é uma reunião de esforços e resultado de um processo. Esforços expressos em nossa trajetória acadêmica como doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Esforços sintetizados na longa caminhada docente como professora e orientadora do mesmo programa. Esforços do Diretório/Grupo de Pesquisa “Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais” vinculado ao CNPq, ao HISTEDBR nacional, ao PPGE-PUC-GO e à sua linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura”, do qual somos membros. Esforços de cada um(a) dos autores e autoras que lapidaram pensamentos e, no processo do trabalho intelectual, produziram escritos que ficarão registrados. Esforços expressos no processo de submissão, avaliação, preparação e diagramação desta obra.

Ano: 2021

Área: Educação

Link: https://editorailustracao.com.br/livro/educacao-docencia-e-saberes

Autores(as) / Organizadores(as): ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de; BRESSANIN, César Evangelista Fernandes; PEREIRA, Ana Maria Franco.

Título da Obra: Educação, docência e saberes - volume II - Instituições, História, Memória e Experiências

Sinopse: Este segundo volume da coleção “EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA E SABERES” foi alcunhado de “INSTITUIÇÕES, HISTÓRIA, MEMÓRIA E EXPERIÊNCIAS”. Apresenta vinte e dois capítulos que abordam temáticas que discutem o campo da História da Educação a partir da trajetória de algumas instituições educativas, dos debates em torno da formação de professores, de pesquisas sobre a educação do campo, a educação de surdos, a educação profissional, a imprensa, o acervo e a educação católica. Destaca-se, neste campo, a importância da categoria memória para a constructo da investigação em educação e as ricas experiências e reflexões que a pandemia da Covid-19 trouxe para as práticas e saberes pedagógicos, escolares e docentes.

Ano: 2021

Área: Educação

Link: https://editorailustracao.com.br/livro/educacao-docencia-e-saberes-volume-ii

Autores(as) / Organizadores(as): ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de; BRESSANIN, César Evangelista Fernandes; PEREIRA, Ana Maria Franco

Título da Obra: Educação, docência e saberes, volume III, Saberes pedagógicos, metodologias e tecnologias

Sinopse: Este terceiro volume da coleção “EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA E SABERES” foi denominado de “SABERES PEDAGÓGICOS, METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS”. Apresenta vinte e dois capítulos que tecem reflexões, fazem proposições, questionam, apontam pistas e compartilham saberes e experiências que a sala de aula, a escola, a universidade e outros espaços sociais proporcionam.

Ano: 2021

Área: Educação

Link: https://editorailustracao.com.br/livro/educacao-docencia-e-saberes-volume-iii

Autores(as) / Organizadores(as): César Evangelista Fernandes Bressanin; José Maria Baldino; Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida (Orgs.)

Título da Obra: Educação, História, Memória e Cultura em Debate, volume I: História da educação e suas abordagens

Sinopse: Este e-book “Educação, História, Memória e Cultura em Debate”, em seu primeiro volume, que tem como subtítulo “História da Educação e suas abordagens”, é resultado de parte dos trabalhos apresentados durante o I Colóquio Internacional do Diretório/Grupo de Pesquisa “Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais-CNPq-HISTEDBR” (DGP – EHMCES – CNPq - HISTEDBR), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) entre os dias 19 e 21 de maio de 2021, no formato online. Um dos objetivos do DGP-EHMCES-CNPq-HISTEDBR é produzir e organizar o corpus das pesquisas sobre a história social e cultural da educação em seus diferentes níveis, processos, modalidades e espaços, enfatizando as instituições educacionais, as histórias e memórias da vida escolar, a partir de levantamento, organização e catalogação de fontes primárias e secundárias para a História da Educação nos estados federativos de abrangência do coletivo de pesquisadores e estudantes nele inseridos. As investigações realizadas pelo DGP-EHMCES-CNPq-HISTEDBR têm o intuito de ecoar a ampliação teórica da historiografia brasileira e regional, o empoderamento na construção de identidades e as relações com as práticas escolares urbanas e do/no campo, a contribuição para a formação das sociabilidades e da civilidade, marcadas por um contexto de modernização e globalização, a partir de sua produção acadêmica e científica que venha contribuir na formação dos profissionais e pesquisadores e colaborar para a construção e consolidação do campo da História da Educação Brasileira e Regional. .

Ano: 2021

Área: Educação

Link: https://www.editorafi.org/244debate

Autores(as) / Organizadores(as): César Evangelista Fernandes Bressanin; José Maria Baldino; Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida (Orgs.)

Título da Obra: Educação, História, Memória e Cultura em Debate, volume II: Memórias, narrativas e culturas

Sinopse: Este e-book “Educação, História, Memória e Cultura em Debate”, em seu segundo volume, que tem como subtítulo “Memórias, Narrativas e Culturas”, é resultado de parte dos trabalhos apresentados durante o I Colóquio Internacional do Diretório/Grupo de Pesquisa “Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais-CNPq-HISTEDBR” (DGP – EHMCES – CNPq - HISTEDBR), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) entre os dias 19 e 21 de maio de 2021, no formato online. Um dos objetivos do DGP-EHMCES-CNPq-HISTEDBR é produzir e organizar o corpus das pesquisas sobre a educação em seus diferentes níveis, processos, modalidades e espaços, enfatizando as memórias da vida escolar, memórias (auto)biográficas da profissão docente, memórias e narrativas das instituições escolares confessionais, privadas e públicas, a partir de levantamento, organização e catalogação de fontes primárias e secundárias ancoradas nos pressupostos teóricos e metodológicas da Memória e da História Oral. Pesquisas sobre cultura material e imaterial, patrimônio e manifestações culturais em diferentes espaços sociais que fazem interfaces com a educação, também, compõem o rol de investigações do DGP-EHMCES-CNPq-HISTEDBR e têm possibilitado ampliar a produção acadêmica e científica do diretório como contributo na formação de profissionais da educação comprometidos em valorizar, respeitar e disseminar a interlocução da escola e da universidade com a sociedade.

Ano: 2021

Área: Educação

Link: https://www.editorafi.org/244debate

Autores(as) / Organizadores(as): César Evangelista Fernandes Bressanin; José Maria Baldino; Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida (Orgs.)

Título da Obra: Educação, História, Memória e Cultura em Debate, volume III: Educação e saberes

Sinopse: Este e-book “Educação, História, Memória e Cultura em Debate”, em seu terceiro volume, que tem como subtítulo “Educação e Saberes”, é resultado de parte dos trabalhos apresentados durante o I Colóquio Internacional do Diretório/Grupo de Pesquisa “Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais-CNPq-HISTEDBR” (DGP – EHMCES – CNPq - HISTEDBR), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) entre os dias 19 e 21 de maio de 2021, no formato online. Um dos objetivos do DGP-EHMCES-CNPq-HISTEDBR é produzir e organizar o corpus das pesquisas sobre a educação em seus diferentes níveis, processos, modalidades e espaços, enfatizando os diversos saberes (populares, filosóficos, científicos...), a partir de levantamento, organização e catalogação das inúmeras fontes sejam escritas, imagéticas, orais, materiais ou imateriais nos estados federativos de abrangência do coletivo de pesquisadores e estudantes nele inseridos. As investigações realizadas pelo DGP-EHMCES-CNPq-HISTEDBR têm o intuito de ecoar a ampliação teórica da área da Educação em seus aspectos multidisciplinar, multireferencial e multicultural com seus paradoxos e confrontos, sempre numa perspectiva emancipatória.

Ano: 2021

Área: Educação

Link: https://www.editorafi.org/244debate

Autores(as) / Organizadores(as): César Evangelista Fernandes Bressanin; José Maria Baldino; Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida (Orgs.)

Título da Obra: Educação, História, Memória e Cultura em Debate, volume IV: Educação e cultura em diferentes espaços sociais

Sinopse: Este e-book “Educação, História, Memória e Cultura em Debate”, em seu quarto volume, que tem como subtítulo “Educação e Cultura em diferentes espaços sociais”, é resultado de parte dos trabalhos apresentados durante o I Colóquio Internacional do Diretório/Grupo de Pesquisa “Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais-CNPq-HISTEDBR” (DGP – EHMCES – CNPq - HISTEDBR), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) entre os dias 19 e 21 de maio de 2021, no formato online. Um dos objetivos do DGP-EHMCES-CNPq-HISTEDBR é produzir e organizar o corpus das pesquisas sobre a educação em seus diferentes níveis, processos, modalidades e espaços sociais além do processo de levantamento, organização e catalogação das inúmeras fontes sejam escritas, imagéticas, orais, materiais ou imateriais sobre a temática nos estados federativos de abrangência do coletivo de pesquisadores e estudantes nele inseridos. As investigações realizadas pelo DGP-EHMCES-CNPq-HISTEDBR têm o intuito de ecoar a ampliação teórica da área da Educação em seus diferentes aspectos e espaços, sejam formais ou não formais.

Ano: 2021

Área: Educação

Link: https://www.editorafi.org/244debate

Autora / Organizadora: LÍLIAN AQUINO OLIVEIRA

Título da Obra: ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO E DO PROCESSO INICIAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFOPA

Sinopse: Análise da implantação e do processo inicial da avaliação institucional na UFOPA


A obra é derivada da Dissertação de Mestrado, sob o mesmo título, apresentada e defendida em março de 2017, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Registra os pro¬cessos de avaliação ocorridos no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) no recorte temporal de 2012 a 2014, voltando-se a compreender como foi organizada e desenvolvida a gestão desses processos e a inventariar a contribuição para o desenvolvimento da instituição lócus. Como pano de fundo das análises discorridas estão as relações sociais, ins¬titucionais e políticas, resultantes do modo de produção capitalista, que são profun¬damente influenciadas pelas características deste modo de produção, entre as quais o individualismo e a competição (livre iniciativa) – premissas do neoliberalismo. Nas considerações de natureza conclusiva, apresentam-se al¬guns apontamentos e proposições, a partir dos resultados do estudo, para o apri¬moramento e o fortalecimento da avaliação institucional na Ufopa, a partir do entendimento da própria Ifes de que a avaliação integra entre suas finalidades o potencial contribuitivo com o desenvolvimento institucional.

Ano: 2021

Área: EDUCAÇÃO - AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Link: http://www.ufopa.edu.br/iced/publicacao/

Autor(as) / Organizador(es): Autoras: Aldine Cecília Lima Coelho, Tania Suely Azevedo Brasileiro.

Título da Obra: Intersetorialidade como política de gestão do Programa Saúde na Escola: um estudo no município de Santarém-PA.

Sinopse: Este livro busca apresentar a intersetorialidade como política de gestão do Programa Saúde na Escola no município de Santarém-Pará, sendo esse estudo desenvolvido no Mestrado Interdisciplinar Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida da Universidade Federal do Oeste do Pará. Através dessa pesquisa constatou- se que o processo de intersetorialidade no Programa Saúde na Escola encontra-se fragilizado pela falta de interação entre os setores atuantes no Programa e, principalmente, pela inexpressiva participação do GTI municipal na coordenação das atividades do PSE em Santarém, levando segundo a percepção dos pesquisados à diminuição da qualidade das ações preconizadas pelo PSE, o que pode vir a contribuir para a não efetividade dos seus compromissos pactuados desde 2011.


Ano: 2021

Área: Saúde

Link: http://www.ufopa.edu.br/iced/publicacao/

Autoras / Organizadoras: Andréa Reni Mendes Mardock e Tânia Suely Azevedo Brasileiro

Título da Obra: POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA NA AMAZÔNIA PARAENSE

Sinopse: O livro aborda a Política de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) na formação médica no interior da Amazônia. Objetivou analisar como manifesta-se a presença da Política de Humanização do SUS, a partir do módulo GIESC, na formação do futuro médico da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus XII, Santarém-PA. A metodologia de abordagem qualitativa, descritiva, do tipo do estudo de caso micro etnográfico, com recorte temporal no período de 2014 a 2017, com docentes do curso estudado. Na coleta dos dados empíricos utilizou-se a entrevista semiestruturada com a coordenadora e 09 docentes, e o questionário padrão PRAXIS com 87 discentes do referido curso, totalizando uma amostra de 97 participantes. Contudo, as práticas do processo ensino - aprendizagem, legitimadas pela integração da realidade imediata à própria formação inicial, são um grande desafio, principalmente no interior da Amazônia. Sendo essencial à edificação de um SUS para todos e com um atendimento humanizado e de qualidade.


Ano: 2021

Área: EDUCAÇÃO - SAÚDE - PARÁ; SUS; FORMAÇÃO MÉDICA; POLÍTICA DE MUNANIZAÇÃO; GIESC; AMAZÔNIA.

Link: http://www.ufopa.edu.br/iced/publicacao/

Autores / Organizadores: Idemar Vizolli; Ademir Brandão Costa

Título da Obra: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FRAÇÃO PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Sinopse: A origem do estudo que resultou neste livro, reside no desenvolvimento de um curso de formação continuada de professores, onde buscou-se deslindar possíveis contribuições do uso de sequências didáticas com vistas à compreensão do conceito de fração, considerando os diferentes significados, o uso de registros de representação semiótica e a natureza das quantidades. Para preservar a identidade dos sujeitos que participaram da formação, optou-se por identificá-los pelos respectivos sobrenomes, maiúsculo seguido pelo ano da informação e pelas letras maiúsculas C, para indicar cartas e E maiúsculo para indicar entrevista. A proposta de Sequência Didática (SD) que estamos apresentando, envolveu quatro estudos. No Estudo I, desenvolveu-se uma sondagem, a qual resultou na dissertação de Marcos José Pereira Barros. A fase de Experimentação consistiu na elaboração e desenvolvimento das atividades de experimentação. Essa fase contemplou o Estudo II, o qual resultou na dissertação de Letícia Silva Cardoso. A terceira fase, se constituiu na Análise e Validação da Sequência Didática, que permitiu o desenvolvimento dos Estudos III e possibilitará a produção do Estudo IV. O Estudo III resultou na dissertaçã de Ademir Brandão Costa, e o Estudo IV, permitirá a elaboração da dissertação de Ritianne de Fatima Silva de Oliveira. Assim, o livro UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FRAÇÃO PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES apresenta sequência didática para ser trabalhada na formação inicial e continuada de professores da educação básica. Desse modo, esperamos que esse material contribua também como fonte de pesquisa para professores, pesquisadores e estudantes. Trata-se de uma proposta construída a várias mãos, carregando em si saberes e conhecimentos que os pesquisadores vivenciaram no decorrer dos estudos e pesquisas para o desenvolvimento da formação continuada.


Ano: 2020

Área: Formação de Professores

Autores(as) / Organizadores(as): Corina Fátima Costa Vasconcelos; Evandro Ghedin

Título da Obra: PEDAGOGIA DA IDENTIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Sinopse: Acreditamos que a formação dos professores para o trabalho com as diferenças culturais, pelas lentes da interculturalidade, tenciona modos de pensar, ser e agir colonizadores e hegemônicos. Coloca em diálogo as mais diversas epistemologias existentes no mundo, assumindo a todos como produtores de saberes legítimos. Essa perspectiva enriquece e amplia os horizontes culturais dos estudantes e, como uma constelação de saberes, torna o processo de conhecer significativo e libertador. Por isso, esta Pedagogia da identidade coloca-se em diálogo para nos possibilitar pensar para além das identidades que a história colonizadora nos impôs. Ao disponibilizarmos este livro para o diálogo e debate crítico, reportamo-nos para o cerne do sentimento que nos moveu para lhe conceder existência: a educação como “artefato cultural” viabilizador de processos de libertação, transformação e (re)construção de novas formas de compreender o mundo, a vida e o outro, sem o qual nossa existência seria incompleta. A abordagem da temática da identidade cultural na formação dos professores para a compreensão do trabalho com as diferenças culturais, pelas lentes da interculturalidade, permitiu mergulharmos em um profundo processo de autoconhecimento, autoformação e reconstrução da nossa identidade pessoal e profissional. A formação dos professores para o trabalho com as diferenças culturais pelas lentes da interculturalidade deve partir da cultura local. Não há como pensarmos uma modificação da sociedade se não partirmos de nós mesmos, da nossa localidade, das nossas necessidades e desejos. Isso não significa negar um diálogo com o nacional e o global, mas contestar modos de pensar, ser e agir que nos são impostos; recusar as opressões e violências às quais somos submetidos; contestar políticas públicas assistencialistas que pouco nos favorecem; confrontar a negação dos saberes das crianças, seus gostos, suas experiências, com conteúdos que não lhes fazem sentido e diluí-los em um diálogo constante com as suas vivências, para que o processo de aprender seja contagiante, arrebatador, significativo e libertador.


Ano: 2020

Área: Ciências Humanas (- Educação - Formação de Professores)

Link: https://www.editoraappris.com.br

Autoras / Organizadoras: Claudiléia Pereira Galvão Buchi; Tânia Suely Azevedo Brasileiro.

Título da Obra: A gestão da formação em serviço na Amazônia paraense.

Sinopse: Este livro apresenta reflexões em torno do ensino em serviço realizado na Amazônia paraense a partir da gestão da Residência Multiprofissional em Saúde na Atenção integral em Ortopedia e Traumatologia. Esta obra traz a gestão do ensino como fator essencial para compreender a complexidade das relações estabelecidas nesta Residência, onde é premente a busca pela melhoria da qualidade da assistência através da formação continuada em serviço e, pela consolidação de uma cultura de Hospital de Ensino (HE), propositando entender a Educação na Saúde como fomentadora da formação crítica dos sujeitos para atuação no sistema de saúde vigente no Brasil. Portanto, este estudo serviu para realizar um processo de auto reflexão sobre a prática dos envolvidos e progresso no atendimento da qualidade da formação desses residentes, visto que a certificação de HE configurou-se em elemento necessário para que houvesse o processo de modificação da cultura organizacional e institucional, a qual permite perfilhar um caminho indispensável a formação em serviço e contribui com a edificação do ensino humanizado e da aprendizagem continuada de profissionais estudantes dos cursos de Saúde na Amazônia brasileira.

Ano: 2021

Área: Educação

Link:http://www.ufopa.edu.br/media/file/site/iced/documentos/2021/9a41fff49387ae2b4e98951f91dba7a9.pdf

Autoras / Organizadoras: Quézia Fragoso Xabregas; Tania Suely Azevedo Brasileiro

Título da Obra: Novas Tecnologias! Novas Crianças! Novas Professoras! Desafio da inclusão digital na Amazônia

Sinopse: O livro relata a inclusão digital de crianças de cinco anos de idade e suas professoras - da educação infantil- por meio do Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, em uma escola pública no município de Santarém- PA na Amazônia. A experiência foi vivenciada durante o mestrado do programa PPGE/UFOPA.

Ano: 2021

Área: Educação

Link: http://www.ufopa.edu.br/media/file/site/iced/documentos/2021/f22890d1d813d75b9d285c2fee0095d3.pdf

Autoras / Organizadoras: Tania Suely Azevedo Brasileiro; Rosangela de Fátima Cavalcante França.

Título da Obra: CARTOGRAFIA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA/DA PAN-AMAZÔNIA DOS GRUPOS DE PESQUISA PRAXIS UFOPA E UNIR / VOLUME 1

Sinopse: A Coleção Cartografia da produção de conhecimentos na/da Pan-Amazônia dos grupos de pesquisa PRAXIS UFOPA e UNIR” com as obras referentes ao Volume I e Volume II tratam de assuntos que, embora há muito tempo façam parte dos debates acadêmicos, continuam candentes, pela relevância que possuem, bem como pela pluralidade e pertinência no contexto amazônico. Para além de tais evidências, os diferentes aportes teóricos e metodológicos diversificam e ampliam olhares em direção a outras perspectivas. As pesquisas desenvolvidas constituem um amálgama das problemáticas investigadas, as quais sinalizam o compromisso das Universidades parceiras, em promover reflexões, apontar indicadores, suscitar debates e contribuições quanto aos impactos acadêmicos e sociais, o que corrobora com o desenvolvimento da educação na/da Pan-Amazônia.

Ano: 2021

Área: Educação

Link:http://www.ufopa.edu.br/media/file/site/iced/documentos/2021/178f3c9d687063a6297c57149d97abbc_GU1SJfh.pdf

Autoras / Organizadoras: Tania Suely Azevedo Brasileiro; Rosangela de Fátima Cavalcante França.

Título da Obra: CARTOGRAFIA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA/DA PAN-AMAZÔNIA DOS GRUPOS DE PESQUISA PRAXIS UFOPA E UNIR / VOLUME II

Sinopse: A Coleção Cartografia da produção de conhecimentos na/da Pan-Amazônia dos grupos de pesquisa PRAXIS UFOPA e UNIR” com as obras referentes ao Volume I e Volume II tratam de assuntos que, embora há muito tempo façam parte dos debates acadêmicos, continuam candentes, pela relevância que possuem, bem como pela pluralidade e pertinência no contexto amazônico. Para além de tais evidências, os diferentes aportes teóricos e metodológicos diversificam e ampliam olhares em direção a outras perspectivas. As pesquisas desenvolvidas constituem um amálgama das problemáticas investigadas, as quais sinalizam o compromisso das Universidades parceiras, em promover reflexões, apontar indicadores, suscitar debates e contribuições quanto aos impactos acadêmicos e sociais, o que corrobora com o desenvolvimento da educação na/da Pan-Amazônia.


Ano: 2021

Área: Educação

Link:http://www.ufopa.edu.br/media/file/site/iced/documentos/2021/227ce4ffc9da67b78566865cbfd6d386.pdf

Autores(as) / Organizadores(as): Fabiany de Cassia Tavares Silva; Luiz Carlos Novaes

Título da Obra: CONHECIMENTOS EM AÇÃO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Sinopse: A obra apresenta um balanço extraordinário, abrangendo múltiplas dimensões da BNCC, e pode ser lida como um convite à reflexão crítica e à resistência às políticas educacionais de despolitização, promotoras de injustiças sociais. Impossível não lembrar de Pierre Bourdieu, que, em alguns de seus escritos, retoma uma máxima suficientemente cara para todos intelectuais do campo educacional: “não há democracia verdadeira sem um verdadeiro poder crítico”. Ao se referir ao “intelectual coletivo”, sua perspectiva faz apelo à criação de bases para um verdadeiro “internacionalismo crítico”, capaz de se opor ao neoliberalismo e enfrentar as forças de conservação de uma ordem econômica excludente, ancorada numa espécie de desengajamento fatalista e negacionista. Enfim, permanece sendo necessário – e urgente – reconhecer que o intelectual, por ter a chance de poder consagrar sua vida ao estudo do mundo social, não está autorizado a permanecer neutro e protegido em sua “torre de marfim”; que o intelectual tem compromisso com a disseminação de instrumentos elucidadores das lógicas de dominação simbólica e desmistificadores das estratégias de reprodução social; que o intelectual tem compromisso com a invenção de novas políticas e de novas utopias pedagógicas. Por essa razão, não se pode assistir, indiferente, ao desmonte das políticas públicas, afinal, como intelectuais e professores da educação, se deve (ou não) assumir como “a mão esquerda do Estado”?

Ano: 2021

Área: Educação

Link: LIVRARIAOESTE.COM.BR

Autoras / Organizadoras: Adriane Panduro Gama; Tânia Suely Azevedo Brasileiro

Título da Obra: Da cultura maker a fazedores amazônicos: experimentações colaborativas e sustentáveis na formação de professores

Sinopse: O presente livro refere-se a dissertação defendida por Adriane Panduro Gama sob a orientação da Profa Dra Tânia Suely Azevedo Brasileiro, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Esta obra organiza-se em quatro capítulos: caminho trilhado da temática; formação docente e aprendizagem colaborativa; da cultura maker à cultura fazedora; implicações fazedoras e sustentáveis. Essa pesquisa foi orientada pelo seguinte objetivo geral: analisar as contribuições das experimentações da cultura maker; analisar competências e habilidades fazedoras das acadêmicas; analisar os resultados do aporte dos projetos interdisciplinares de intervenção maker; verificar possibilidades da abordagem maker trazidas para o processo formativo. A diversidade de objetivos indica uma produção que reflete o emprego da metodologia participativa, problematizadora, dialógica e reflexiva, propiciando, ao mesmo tempo, a relação entre a universidade, a escola e a comunidade no âmbito da contextualização. As reflexões teóricas que embasam a metodologia a partir de propostas, projetos e experiências inovadoras no campo da formação inicial de professores nas Licenciaturas em Informática Educacional (LIE), nos módulos Interação de Base Real (IBR) e Seminários Integradores I (SNIT I), da Formação Interdisciplinar I, no Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFOPA, dando origem a uma nova maneira de ensinar, aprender, pesquisar, avaliar e socializar conhecimentos e inovações. Este livro é um texto e pretexto, é um marco para o desenvolvimento de outras investigações no sentido de ampliar a divulgação científica para, principalmente, à região amazônica, e um convite para os leitores a se empenhar a ler, reler sobre essa inédita obra produzida no contexto fazedor da PPGE da UFOPA.


Ano: 2021

Área: Educação e cultura maker

Link: http://www.ufopa.edu.br/iced/publicacao/