Histórico


O Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior - ENFORSUP nasceu em 2008 a partir da criação da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior - RIDES e da necessidade de se oportunizar um espaço de diálogo e intercâmbio entre pesquisadores dessas regiões, com o intuito de produzir uma convergência de olhares sobre a formação docente para educação básica, ensino superior e profissional tecnológico.


Ainda no intuito de fomentar a discussão da formação docentes nas três regiões, foi criado em 2015 o Encontro Internacional sobre a Formação Docente para a Educação Básica e Superior - INTERFOR, possibilitando a internacionalização da discussão com visibilidade para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste no contexto das ações de formação docente, assim como intercâmbio com profissionais de outros países.

I ENFORSUP

O I ENFORSUP ocorreu nos dias 31 de março e 01 de abril de 2008 em Fortaleza/CE, com o objetivo de promover a articulação inter-regional de grupos de pesquisas, criação e fortalecimento da RIDES e seus objetivos. O encontro foi organizado nos seguintes eixos:

  • Temática 1 – Pedagogia Universitária: saberes e condições de trabalho na educação superior e na educação profissional-tecnológica;

  • Temática 2 – Profissão, Profissionalismo, Profissionalização e Desenvolvimento: modelos em busca de uma política de formação docente para a educação superior;

  • Temática 3 – Processos de Ensino e de Aprendizagem na Educação Superior e Profissional -Tecnológica: práticas e inovações pedagógicas e tecnológicas, relação docente-aprendiz, formação para atuação com/na diversidade;

  • Temática 4 – Articulação ensino-pesquisa-extensão, conhecimento-cultura, teoria-prática na formação docente para a educação superior.

O encontro contou com a participação de profissionais, pesquisadores e estudantes das três regiões. Em decorrência das discussões apresentadas pelos quatro grupos de trabalho, foi elaborado a “Carta de Fortaleza” contendo proposições e entre elas a proposta de criação da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Superior – RIDES, em articulação e parceria com outras redes e fóruns, em âmbito nacional e internacional.

II ENFORSUP

O II ENFORSUP foi realizado nos dias 06 a 08 de dezembro de 2009, em Belém/PA, com o objetivo de compreender a necessidade de desenvolvimento profissional docente na educação superior, bem como a integração das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O evento procurou contemplar as seguintes temáticas:

  • Temática 1 – Ensino e aprendizagem na Educação Superior e Profissional-Tecnológica: práticas e inovações pedagógicas e tecnológicas; relação docente- aprendiz; formação para atuação com/na diversidade; articulação ensino- pesquisa-extensão, conhecimento e cultura, teoria-prática na formação docente para a Educação Superior.

  • Temática 2 – Pedagogia Universitária: modelos em busca de uma política de formação docente para a Educação Superior (Profissão, profissionalismo, profissionalização e desenvolvimento profissional - saberes e condições de trabalho na Educação Superior e na Educação Profissional-Tecnológica). Em plenária final foi aprovada a “Carta de Belém”.

III ENFORSUP

O III ENFORSUP reuniu no período de 01 a 03 de setembro de 2011, na cidade de Salvador/BA, professores, pesquisadores e estudantes. O objetivo central do Encontro foi o de ampliar e aprofundar estudos e discussões sobre a educação superior a partir de três eixos temáticos, a seguir especificados:

  • Eixo 1 – Docência; Ensino e aprendizagem na Educação Superior e Profissional-Tecnológica; relação professor-aluno mediada pelos saberes;

  • Eixo 2 – Práticas pedagógicas na educação superior e profissional-tecnológica;

  • Eixo 3 – Desenvolvimento profissional: Formação docente para atuação com/na diversidade na Educação Superior e Profissional-Tecnológica; condições de trabalho.

Nesse III ENFORSUP buscou-se estabelecer intercâmbios com Universidades, Instituições de Ensino e Pesquisa de graduação e pós-graduação, públicas e privadas, Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica, e com pesquisadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, resultando desse, a “Carta de Salvador”.

IV ENFORSUP

O IV ENFORSUP aconteceu em Uberlândia/MG, no período de 13 a 15 de setembro de 2012. O objetivo orientador do encontro foi o de ampliar e aprofundar o debate, a reflexão, a socialização de experiências e a divulgação de pesquisas científicas acerca do desenvolvimento profissional docente para a educação superior. Os eixos temáticos foram:

  • Eixo 1 – Ensino, Aprendizagem, Pesquisa e Avaliação na Educação Superior e Profissional-Tecnológica.

  • Eixo 2 – Desenvolvimento Profissional Docente para atuação com/na diversidade na Educação Superior e Profissional-Tecnológica: saberes pedagógicos, identidade profissional, currículo e formação pedagógica.

  • Eixo 3 – Políticas de Formação Docente para a Educação Superior e Profissional-Tecnológica: condições de trabalho; precarização do trabalho docente e mal-estar docente.

Frente ao exposto, os participantes da RIDES no IV ENFORSUP, aprovaram em assembleia a “Carta de Uberlândia” contendo reivindicações e recomendações.

V ENFORSUP

O V ENFORSUP, coordenado pela Universidade Federal do Piauí, ocorreu no período de 25 a 27 de agosto de 2013, em Teresina/PI com o objetivo de ampliar e aprofundar o debate, a reflexão, a socialização de experiências e a divulgação do cenário docente na educação superior no século XXI. Os participantes aprovaram a “Carta de Teresina”, contemplando e reafirmando o conteúdo expresso nas Cartas de Fortaleza (2008), de Belém (2009), de Salvador (2011), de Uberlândia (2012) por entenderem que ainda expressam encaminhamentos resultantes de reflexões acadêmicas coletivas que permanecem atuais. Esse encontro contemplou as seguintes temáticas:

  • Temática 1 – Pedagogia Universitária: saberes e condições de trabalho na educação superior e na educação profissional-tecnológica.

  • Temática 2 – Profissão, Profissionalismo, Profissionalização e Desenvolvimento: propostas em busca de uma política de formação docente para a educação superior.

  • Temática 3 – Processos de Ensino e de Aprendizagem na Educação Superior e Profissional-Tecnológica: práticas e inovações pedagógicas e tecnológicas, relação docente-aprendiz, formação para atuação com/na diversidade.

  • Temática 4 – Articulação ensino-pesquisa-extensão, conhecimento-cultura, teoria-prática na formação docente para a educação superior.

  • Temática 5 – Gestão pedagógica no âmbito da docência superior.

  • Temática 6 – Políticas educacionais para educação superior e profissional tecnológica.

VI ENFORSUP / I INTERFOR

O VI ENFORSUP, coordenado pela Universidade de Brasília, ocorreu no período de 13 a 15 de maio de 2015, em Brasília/DF com o objetivo de possibilitar o aprofundamento da discussão entre pesquisadores e profissionais envolvidos com a educação básica e superior, discutindo o papel do currículo e da avaliação na formação docente em instituições educativas. Esse encontro teve os seguintes eixos temáticos:

  • Temática 1 – Formação Docente: aprendizagem e desenvolvimento profissional; Formação e inovação na Educação Básica, Superior e Tecnológica; Tecnologias, educação e seus sentidos formativos.

  • Temática 2 – Currículo na: Educação superior, educação básica, educação profissional e tecnológica.

  • Temática 3 – Avaliação na: Educação básica e superior; educação profissional e tecnológica. Diferentes níveis de avaliação: larga escala, institucional e das aprendizagens.

VII ENFORSUP / II INTERFOR

O VII ENFORSUP e o II INTERFOR ocorreu no período de 12 a 15 de setembro de 2017, na cidade de Palmas/TO e foi coordenado pela Universidade Federal de Tocantins (UFT). Objetivou reforçar o diálogo em torno da formação docente para educação básica e superior, abordando como temática geral “Currículo, formação e avaliação na educação básica e superior” possibilitando o aprofundamento da discussão entre os envolvidos, discutindo o papel do currículo, da formação docente e da avaliação em um contexto social e educacional permeado por reformas e ao mesmo tempo defesa de instituição de processos inovadores na educação básica e superior. Esse encontro teve os seguintes eixos temáticos:

  • Formação Docente: Políticas públicas e suas repercussões na formação de profissionais para a educação básica. Perspectivas de análise do processo de desenvolvimento profissional de docentes da educação superior e básica. A organização político-pedagógica da categoria profissional. Modalidades inovadoras de desenvolvimento profissional de professores.

    • Políticas de formação de professores para a Educação Básica e Superior;

    • Identidade profissional docente;

    • Intensificação e mal estar no trabalho docente;

    • Memórias de formação de professores.


  • Currículo e formação de professores da educação básica e superior: Currículo e conhecimentos científicos, pedagógicos e experienciais. O currículo como expressão do projeto pedagógico. As possibilidades da organização curricular na perspectiva da integração e da interdisciplinaridade bem como as peculiaridades étnicas culturais e regionais.

    • Currículo e Educação Básica e Superior;

    • Currículo e Educação Superior e Educação Intergeracional;

    • Currículo e Educação no Campo;

    • Currículo e Interculturalidade.


  • Saberes e práticas pedagógicas: Saberes e práticas na educação básica e superior envolvendo as modalidades e as diferentes metodologias de ensino presenciais e à distância considerando os princípios da formação bem como a realidade contextual.

    • Saberes inovadores na formação de professores da Educação Básica;

    • Saberes inovadores na formação de professores da Educação Superior;

    • Práticas e metodologias participativas na formação de professores da Educação Básica;

    • Práticas e metodologias participativas na formação de professores da Educação Superior.

VIII ENFORSUP / III INTERFOR

O VIII ENFORSUP e III INTERFOR ocorreu em Brasília, no período de 04 a 06 de dezembro de 2019. A temática abordada foi “Formação Docente Currículo, Avaliação na Educação e Superior: Perspectiva e Inovação em Contexto de Reformas”, promovido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, e buscou consolidar mais um espaço de reflexão, socialização e sistematização de experiências de caráter científico, no âmbito da docência na educação básica e superior entre redes e grupos ou núcleos de pesquisa nas três regiões. Foram contemplados os seguintes eixos/temáticas:


  • Formação Docente: Políticas públicas e suas repercussões na formação de profissionais para a educação básica. Perspectivas de análise do processo de desenvolvimento profissional de docentes da educação superior e básica. A organização político-pedagógica da categoria profissional. Desenvolvimento profissional de professores.

    • Políticas de formação de professores para a Educação Básica e Superior;

    • Identidades e Profissionalidade docente;

    • Trabalho docente: saúde, resistência e reexistência;

    • Narrativas e formação de professores.

  • Currículo e formação de professores da educação básica e superior: Currículo e conhecimentos científicos, pedagógicos e experienciais. O currículo como expressão do projeto pedagógico. As possibilidades da organização curricular na perspectiva da integração e da interdisciplinaridade bem como as peculiaridades étnicas culturais e regionais.

    • Políticas Curriculares para Educação Básica e Superior;

    • Currículo e Organização do Trabalho Pedagógico;

    • Currículo e diversidades;

    • Epistemologias do campo curricular.


  • Avaliação:

    • Políticas avaliativas na Educação Básica e Superior;

    • Avaliação formativa e (de)formativa na Educação Básica e na Educação Superior;

    • Avaliações externas e trabalho na escola;

    • Avaliação institucional na Educação Básica e Educação Superior;